A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e a Câmara Municipal de Fortaleza realizaram visita conjunta às comunidades do bairro Dias Macedo e Aracapé na manhã desta segunda-feira (05/06).

O objetivo foi verificar a situação dos problemas decorrentes da falta de saneamento básico no local. O requerimento para a iniciativa foi aprovado em audiência realizada no dia 24 de maio e atende à solicitação do deputado estadual Dr. Carlos Felipe e da vereadora Eliana Gomes.

Na ocasião, representantes de associações da região expuseram as dificuldades e lamentaram a proliferação de doenças provocadas pela situação, além da precariedade no atendimento da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) às demandas da população.

Estiveram presentes na visita técnicos da Companhia de Água, servidores da Secretaria de Infraestrutura de Fortaleza e da Regional VI, e assistentes da Comissão de Saúde da ALCE. O deputado federal Chico Lopes também marcou presença.

“Fortaleza cresceu muito rápido, de forma não planejada, e não teve a capacidade de acompanhar o saneamento, por isso a ocorrência de doenças relacionadas ao fígado, ao mosquito Aedes aegypti e às muriçocas, o que piora a qualidade de vida e provoca doenças de pele, parasitas e alergias, todas associadas ao não saneamento”, argumentou o deputado Carlos Felipe.

Já Eliana Gomes ponderou sobre a importância do acompanhamento constante das demandas dos moradores da Capital relativas ao assunto.  “Saneamento é questão de saúde e é um direito dessas famílias. É muito difícil chegar em uma comunidade de Fortaleza que não tenha problema com saneamento básico”, apontou.

Na verificação in loco, foi observada a completa ausência de infraestrutura de água e esgoto. Os moradores improvisaram instalações de saneamento, mas que não dão vazão à demanda, com excremento e lama correndo nas ruas do Conjunto Renascer, no Dias Macedo.

Já no Aracapé, as ruas não possuem rede de drenagem e pavimentação, o que causa problemas semelhantes aos constatados no caso acima.

Como encaminhamento, será produzido um relatório, tanto pelos poderes legislativos, como também pelos órgãos presentes, a fim de ser debate um planejamento para a solução dos problemas constatados. Os deputados Carlos Felipe, Chico Lopes e a vereadora Eliana seguirão cobrando a solução das questões através de seus respectivos gabinetes.