No Pequeno Expediente da Câmara Municipal de Fortaleza, nesta quinta-feira, 02, a vereadora Eliana Gomes (PCdoB) ressaltou a alegria em retornar ao parlamento municipal. A comunista, que já teve duas outras passagens pelo legislativo (2007 a 2008; 2009 a 2012) lembrou das contribuições que deixou para a cidade, juntamente com o prefeito Roberto Cláudio, no período em que foi Secretária de Habitação da capital.

Eliana destacou que o governo municipal, desde seu início, em 2013, vem trabalhando intensamente em habitação para a população mais carente, assim também como em áreas de lazer na periferia da cidade. Ela afirmou que nos últimos quatro anos foi realizado o maior projeto habitacional da história de Fortaleza. Segundo a parlamentar, a Habitafor contratou cerca de 20 mil unidades habitacionais. Foram entregues 7.442 moradias e estão em construção 18.242. 12 mil serão concluídas este ano. A líder do PCdoB informou também que fez a entrega da escritura das moradias de 4.144 famílias, que finalmente obtiveram a posse definitiva de suas casas, assim como aumentou o valor do aluguel social, que é regulamentado por lei de sua autoria. A vereadora disse que o prefeito pretende fazer muito mais nessa área e que, agora na Câmara, vai ser uma das maiores entusiastas destas demandas populares.

“Roberto Cláudio tem um secretariado que sempre está pensando no melhor da cidade. Nesta casa, cada um de nós tem seus projetos, suas audiências para fazer e pensar em Fortaleza da melhor forma possível, e a bandeira que temos que levantar é essa da oportunidade para todas as pessoas”, ressaltou.

Entre as prioridades, é meta do mandato trabalhar fortemente para atender as demandas de comunidades que ainda clamam por mais equipamentos públicos de saúde, educação e cultura, assim como institucionalizar as políticas públicas que promovam o direito à cidade, a mobilidade, a requalificação e o planejamento urbano. Conforme Eliana Gomes, tudo isso sem esquecer a luta pelos direitos humanos, especialmente as políticas para as mulheres.