A vereadora Eliana Gomes participou, ao lado do prefeito Roberto Cláudio e do governador Camilo Santana, da solenidade de assinatura da ordem de serviço para o início das obras de urbanização do Residencial Novo Jardim Castelão, no Passaré (Regional VI). O evento aconteceu no último dia 21. As obras fazem parte do conjunto de ações integradas entre Governo do Estado do Ceará e Prefeitura de Fortaleza, por meio do Projeto Juntos por Fortaleza.

Uma demanda antiga da comunidade, as tratativas para a garantia da conclusão da ocupação popular iniciaram ainda na gestão de Eliana Gomes na Secretaria Municipal do Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor). Em 2017, já como vereadora, Eliana realizou audiência pública onde as autoridades estaduais e municipais se comprometeram a iniciar o projeto de requalificação do Novo Jardim Castelão.

“Fiquei feliz. O Prefeito e o Governador vão entregar 816 documentos de regularização fundiária, vai fazer creche, areninha, vai transformar aquela comunidade em lugar digno de morar, onde as crianças serão criadas com mais condições de vida. Isso para mim é demonstração do que é cuidar da cidade, do valor do ser humano”, observou a vereadora.

Orçado em aproximadamente R$ 12 milhões, a iniciativa prevê a urbanização completa do entorno do conjunto habitacional, entre as ruas El Dourado e Itaperi, que receberão pavimentação em paralelepípedo, nova iluminação, praça com playground, quadra poliesportiva e passarela para pedestres sobre o canal. A previsão de entrega é maio de 2019. “Além destas melhorias, finalizaremos os últimos blocos que estão inacabados e cederemos material de construção para que os moradores ajeitem suas casas, consertando porta, janela ou outro detalhe dos apartamentos”, destacou o prefeito Roberto Cláudio.

Os acessos internos do residencial também passarão por melhorias urbanísticas, com a implantação de pisos em pedra cariri, paisagismo, áreas de convivência, além da construção de amplo sistema de drenagem e rede de água e esgoto. As mudanças trarão melhor qualidade de vida para as famílias.

O Residencial Novo Jardim Castelão possui 27 blocos, sendo 816 unidades de apartamento, e é localizado na margem esquerda da Bacia do Rio Cocó. Com as intervenções, cerca de mil famílias serão beneficiadas. “Além das melhorias nos eixos de mobilidade e urbanização realizados pela Prefeitura, o Governo entra com uma grande intervenção na área de segurança, com ocupação permanente da Polícia Militar, dando além de dignidade, mais segurança aos moradores”, disse o governador Camilo Santana.

Obras de drenagem

Em março de 2016, a Prefeitura de Fortaleza realizou obras de drenagem com construção de 76 bocas de lobo e pavimentação asfáltica em 17 ruas e avenidas do Passaré, como as ruas Itaperi e El Dourado, principais vias de acesso ao residencial, que foram asfaltadas. Na época, a Secretaria da Infraestrutura (Seinf) realizou ainda o desassoreamento do riacho existente, com a ampliação da capacidade de vazão e construção de paredes em concreto para lançamento de águas pluviais até o Rio Cocó. O projeto resolveu um problema histórico e recorrente daquela localidade que sofria com alagamentos durante a quadra chuvosa.