Em comemoração aos 29 anos de fundação da União Brasileira de Mulheres (UBM) será realizada, na próxima segunda-feira (06/11), às 15h, sessão solene no Plenário 13 de Maio. O evento atende requerimento da deputada Augusta Brito (PCdoB).

Na oportunidade, a vereadora Eliana Gomes (PCdoB), será uma das homenageadas. A comunista já coordenou o movimento no Estado e em toda a vida política tem apoiado e implementado pautas nascidas na organização feminista.

Na justificativa da proposição, Augusta Brito destaca que a data é celebrada anualmente em 30 de outubro, mas a ideia da fundação da UBM começou a ser gestada em 5 de agosto de 1988, em congresso ocorrido na cidade de Salvador (BA), que contou com a participação de 1.200 mulheres.

“Estas deixaram para os dias atuais a necessidade de prosseguir a luta por um país de mulheres e homens livres. O resultado dessa atuação é um reconhecimento, em nível nacional, de que a UBM é uma das maiores entidades ligadas à defesa dos direitos das mulheres no nosso país”, aponta a deputada.

A sessão solene, explica a deputada que é Procurado Especial da Mulher da Assembleia, reconhece o protagonismo da entidade na história do feminismo no Brasil e na política nacional. “Temos ubemistas ocupando todos os espaços: sendo donas de casa, autônomas, trabalhadoras, gestoras públicas, parlamentares. Pelo orgulho de ser mulher e de lutar onde se quiser”, ressalta.

Com informações da ALCE