Com a palavra, Eliana Gomes

Por uma Fortaleza justa e indpendente!

Estar na Câmara Municipal tendo como prioridade lutar em defesa do povo é a principal razão pela qual eu me interesso por ser vereadora.

Durante toda a minha vida, desde quando saí de Canindé para vir com a minha família para Fortaleza em busca de oportunidades, percebi que o nosso povo, assim como eu, filha de operários, necessitava de oportunidades.

E foi assim que iniciei minha luta na comunidade onde fui morar com os meus pais, situada na Região Oeste da cidade. Lá construímos nossa militância no movimento popular e lá tivemos as nossas primeiras conquistas. Construímos os conjuntos habitacionais populares, nascidos de ocupações. Lutamos por urbanização, saneamento, creches, cultura, esportes e lazer.

Se hoje nossa cidade conta com importantes políticas públicas, como saneamento básico, política habitacional de moradia popular e muitas outras, devemos às batalhas travadas pelos movimentos sociais da Capital. Tenho muito orgulho de ter integrado os movimentos populares e ajudado em parte dessas conquistas.

Graças à experiência acumulada nestas trincheiras, fui convida pelo meu partido a continuar lutando em outros espaços de poder. Foi assim na nossa passagem pela Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor), de 2005 a agosto de 2007, e depois quando assumi a vaga de vereadora pela primeira vez, em 31 de agosto de 2007.

Fui a primeira comunista a ocupar uma vaga na Câmara da nossa cidade. Fico orgulhosa em ter levado as bandeiras populares e feministas para o Parlamento municipal, propondo projetos e iniciativas para melhorar a vida da nossa gente.

Em 2009 assumi um mandato de quatro anos. Destacamos nesta passagem a defesa da habitação e da moradia digna, do planejamento urbano com democracia, da participação social, do meio ambiente e da urbanização de diversas áreas da cidade. Nossa atuação também se destacou no direito das mulheres, na defesa da diversidade humana, na promoção de políticas para educação, cultura, esportes e juventude, na segurança e no enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Em 2013 assumi um novo desafio: a titularidade da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor). Nesse período ajudei a implementar o maior projeto habitacional da história da cidade e muito mais.

Agora, em 2017, volto à Câmara Municipal para lutar mais uma vez por democracia, cidadania e vida digna para quem mais precisa. Conto com cada um e cada uma para juntos defendermos os interesses do povo de Fortaleza, do Ceará e do Brasil.