“Chico, guerreiro do povo brasileiro”. Com esse grito ecoando no plenário da Câmara Municipal de Fortaleza lotado, o deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE) recebeu, na noite desta sexta-feira, a Medalha Boticário Ferreira, mais importante comenda da capital cearense. Em uma solenidade em que a emoção falou mais alto que o protocolo, Chico Lopes recebeu os cumprimentos de representantes dos mais diversos setores da sociedade, além do abraço afetuoso de grandes lideranças e personalidades de luta. E puxou o grito de “Fora Temer”, contra a retirada dos direitos do povo, as privatizações e a reforma política talhada para que conservadores se perpetuem no poder.

“Muito obrigado, vereadora Eliana Gomes, todos vocês que me alegram em estarem aqui, todos do PCdoB e todos os meus eleitores, ex-alunos, ex-colegas de magistério e de serviço público, a todos os cearenses que me dão o imenso privilégio de poder dizer que sou representante do nosso Estado e da nossa gente”, destacou Chico Lopes, agradecendo à vereadora que apresentou o requerimento para entrega da medalha, aprovado por unanimidade.

“Essa Medalha Boticário Ferreira vai para os cidadãos e as cidadãs de Fortaleza, que, mesmo com todas as maldades desse desgoverno Temer, nunca desistem de lutar. Vamos à luta, gente. Falando a língua do povo. Mantendo a resistência. Lutando todos os dias. Certos de que vamos vencer. Pelo melhor para a nossa cidade de Fortaleza, para o nosso povo e o nosso País”, conclamou.

A solenidade contou com a apresentação de um vídeo com os principais momentos da trajetória pessoal e política de Chico Lopes, incluindo o voto dado em 17 de abril de 2016, contra o golpe disfarçado de impeachment, ocasião em que Lopes chamou atenção de todo o País ao ironizar a postura dos “bons maridos e bons pais de família” da Câmara dos Deputados.

O vídeo também ressaltou a importância de o povo poder contar com Chico Lopes na resistência aos vários ataques do Governo Temer, contra os direitos trabalhistas, previdenciários, os servidores públicos e os serviços essenciais, como educação e saúde.

A cantora Lorena Nunes, um dos nomes mais aplaudidos da nova cena musical do Ceará, com repercussão nacional, interpretou clássicos do samba escolhidos por Chico Lopes, colocando para cantar junto todos os que lotavam o plenário.

“Chico Lopes é o povo”

Chico Lopes recebeu uma saudação especial da vereadora Eliana Gomes. “Chico tem doado a própria vida ao Ceará. Um homem com uma grande história. Acima de tudo um trabalhador, que agora doa sua energia para representar os nossos interesses. Ele não representa os interesses da aristocracia, da burguesia, dos ricos e dos exploradores da população. Chico representa a nossa luta por dignidade, por cidadania, por comida, água, energia, por direito ao trabalho, à aposentadoria, à saúde, à educação, à moradia. Ele é um dos maiores líderes da história do nosso estado, queiram ou não. Arrasta com ele os sonhos e demandas de todos nós trabalhadores e trabalhadoras das cidades de norte a sul do Ceará”, enfatizou a comunista.

“Precisamos de dezenas, centenas, milhares, milhões de Chico Lopes para lutar por este País”, ressaltou. “Chico Lopes é o povo”, disse a Eliana Gomes, que presidiu a sessão em que Lopes também recebeu uma homenagem da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), com uma placa comemorativa.

Atual diretora da Escola Joaquim Nogueira, onde Chico Lopes ensinou por 30 anos, a professora Elizabeth Gomes saudou Chico Lopes apontando que a Medalha Boticário Ferreira é “um reconhecimento mais do que merecido, por sua vida pública, de um homem público generoso, que plantou na vida de vários jovens essa semente do coletivo. Um grande professor”.

Elizabeth entregou a Chico Lopes mais uma placa, homenagem dos estudantes do Joaquim Nogueira, ressaltando a contribuição ” dentro e fora da sala de aula, dando aula de cidadania nas tribunas que ele veio a ocupar posteriormente”.

“É com grande prazer que nós, do Joaquim Nogueira, fizemos uma singela homenagem ao senhor. Um mimo por todos esses anos dedicados à sua história, por todos os jovens que o senhor ajudou a formar, pela grande contribuição e principalmente por ser o professor que honra a nossa categoria e traz a generosidade da sala de aula para o espaço público”, concluiu a professora Elizabeth Gomes.

Representatividade

Ao lado de Chico Lopes na mesa da sessão solene, além da vereadora Eliana Gomes, estava uma amostra da representatividade do deputado federal do PCdoB cearense: o reitor da Universidade Estadual do Ceara, Jackson Sampaio; o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Virgílio Araripe; o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda (PCdoB); o secretário estadual de Meio Ambiente, Artur Bruno (PT), o secretário de Cultura de Fortaleza, Evaldo Lima (PCdoB), o presidente do Instituto de Planejamento de Fortaleza, Eudoro Santana, pai do governador do Ceará, Camilo Santana; o presidente do Comitê Estadual do PCdoB, Luis Carlos Paes.

Entre outras presenças registradas estiveram:

Ana Patrícia Lima Barbosa, vice-prefeita de Acopiara

Roberto Morse, presidente da Associação de Servidores do Dnocs (Assecas)

Valter Vieira Gomes, professor da UFC

Antonio Ibiapina da Silva, presidente da Casa da Amizade Brasil Cuba

Chico Barbeiro, vereador de Maracanaú

Vicente Carneiro, presidente do Comitê Auxiliar do Oeste

Roberto Menescal, professor da Unifor

Darciane Barreto, coordenadora de políticas para as mulheres, do Estado do Ceará

Lucirene Bezerra, secretária executiva da STDS Ceará

Associação de Educadores e Educadoras Sociais

Arievaldo Viana, presidente do Instituo Olhar

Rudiney de Souza, Sindicato dos Contabilistas

Sergio Bezerra da Silva Neto, secretário jurídico da Apeoc, representando o presidente Anízio MElo

Ziza Viana, coordenador do Forum Estadual de Educação

Claudia Santos, diretora geral do Procon Fortaleza

Benedeito Bizerril, presidente estadual da Fundação Maurício Grabois

Lourismar Duarte, presidente do Sindicato dos Policiais Rodoviários do Ceará

Enedina Soares, presidente da Federação dos Servidores Municipais

Germana Amaral, presidente da UJS-CE

Vitoira Coen, vice-presidente cearense da UNE

Hirlane Macedo, Associação cearense dos Estudantes Secundarios

Diassis Diniz, presidente do PT-CE

Texto: Dalwton Moura

Fotos: Wescley Sacramento