A Câmara Municipal de Fortaleza, atendendo requerimento da vereadora Eliana Gomes (PCdoB), irá homenagear os 50 anos da Cáritas Arquidiocesana de Fortaleza. A atividade acontece nesta terça-feira, 31 de outubro, às 14 horas.

Nacionalmente, a Cáritas é um organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Está organizada em uma rede com 183 entidades-membros, 12 regionais. A entidade de Fortaleza integra a rede de atuação que atua em 450 municípios brasileiros. Já internacionalmente, a rede do Brasil é uma das 164 organizações-membros da Cáritas Internacional presentes no mundo.

A instituição eclesiástica atua junto às pessoas mais empobrecidas. Em Fortaleza, a organização trabalha no acompanhamento organizacional que realiza com os/as catadores/as de materiais recicláveis, com os/as empreendedores/as da Economia Popular Solidária, no acompanhamento de comunidades em busca da garantia de políticas públicas e no acompanhamento de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade.

Recentemente a Cáritas da Capital está iniciando um trabalho para formação de Cáritas Paroquiais, no sentido de fazer com que a Paróquia seja uma irradiadora da caridade que organiza e transforma comunidades, promovendo um zelo pela questão social. Os agentes da instituição, na maioria, são voluntários e parceiros.

“Tenho orgulho de integrar essa bela entidade, que é um espaço de construção de lutas emancipatórias, a partir de processos coletivos, organizativos, que promovem o protagonismo das comunidades, do nosso povo, bem como fortalece redes de articulação, fórum e ações de incidência política que têm como meta a inclusão, a cidadania e a transformação social”, destaca a vereadora propositora da homenagem.

Serviço:

Sessão Solene de 50 anos da Cáritas Arquidiocesana de Fortaleza

Terça-feira, 31 de outubro, às 14 horas

Local: Câmara Municipal de Fortaleza (Rua Dr. Thompson Bulcão, 830 – Patriolino Ribeiro)